quinta-feira, 9 de maio de 2013

 
 


 
O maior de todos os presentes
Al. Fabiano de Oliveira dos Santos Matias (SGS/2010)

Era noite. A chuva que caía não dava trégua e se lançava sobre nossa casa torrencialmente. Como sempre acontece em noites de tempestade, a energia acabou. Eu, criança ainda, só poderia estar nervoso e muito assustado; e as estranhas formas tremulantes que o brilho das velas formava nas paredes simplesmente pioravam tudo, o que me levava a perguntar a todo instante:
Pai, quando a luz vai voltar?
Em breve, meu filho — dizia meu pai, puxando-me para perto de si. — Logo, logo a chuva vai diminuir, e a luz vai acabar voltando. Tem que ter paciência.
Eu queria que a mamãe estivesse aqui — eu gemi.
Sim, filho; eu sei. Eu também gostaria muito. Mas, de alguma forma, ela está aqui conosco. Temos de ser pacientes.
Meu pai ficara viúvo muito cedo. Eu não conheci minha mãe, e era ele quem tinha de fazer os dois papéis; ele era muito cuidadoso comigo. Foi por ver minha aflição é que hoje eu tenho certeza de que ele fez o que fez.
Deixando-me sozinho por uns instantes, foi até o quarto e voltou de lá com algo na mão. Reconheci logo o pequeno objeto: era uma caixa de madeira escura que ele mantinha em sua escrivaninha. Eu tinha curiosidade em saber o que havia ali dentro, pois ele já havia me falado que fora vovô quem lhe presenteara com ela ainda em sua mocidade.
O tempo passa rápido, não é, filho? — ele perguntou.
Passa, papai; que nem flecha, né?
Pois é. Hoje você já está com dez anos e já é quase um homem, não é?
Sim, papai.
Pois, então, é hora de lhe passar esse presente.
Naquele momento, ele me entregou a caixa de madeira. Eu já não me agüentava de curiosidade e já ia abri-la, quando ele me fez jurar que eu jamais a abriria sem o seu consentimento. Mesmo contrariado, eu sabia que tinha de obedecer. A luz ainda demorou algum tempo para voltar, mas, de alguma forma, meu medo desapareceu.
Vinte anos se passaram. A misteriosa caixa se manteve em meu poder. Sempre que eu passava por uma situação difícil na escola, no trabalho, em minha vida conjugal, eu me recordava daquela noite de tempestade com papai. A doença de meu filho caçula foi o pior de todos os momentos. Os médicos só diziam que eu devia ter paciência que o tratamento demoraria e que mesmo assim o resultado era incerto. Tive de ter um autocontrole que eu não conhecia em mim. Meu pai acompanhou tudo de perto. Até que um dia, finalmente, meu filho recebeu alta do tratamento. Nesse dia meu pai, estando em nossa casa para nos felicitar pela melhora, me pediu:
Filho, você ainda tem aquela caixa?
Sim, papai.
Pode apanhá-la, por favor?
Corri até o segundo andar da casa e voltei como uma flecha para a sala. Ele me disse:
Agora você já pode abrir.
Nervoso, eu atendi ao seu comando. Fiquei atordoado por alguns segundos. O silêncio que se formou então só foi quebrado por uma brejeira gargalhada dele, seguida de um abraço forte e carinhoso.
Foi a mesma cara que eu fiz quando seu avô me mandou abrir esse negócio. Esse é o maior tesouro de um homem. E, hoje, vejo que esse homem está bem na minha frente!
Aquela velha caixa não possuía nenhuma pedra preciosa, nenhum objeto valioso. Na verdade, ela estava vazia. Mas através dela percebi que já havia ganhado o meu maior presente: o autocontrole de saber aguardar pelo momento certo; a paciência do saber esperar.

35 comentários:

  1. Eu entendi que o texto fala, de pessoa que sabem
    autocontrole sobre si mesmo, sabem
    esperar com paciencia, a su a hora...
    ANDRESSA ALVES 7°

    ResponderExcluir
  2. eu entendi que o texto fala de pessoas que esta passado momeitos difisios com a chuva nao dava trégua mais esperar a suo vez chega e uma boa fim andreia 8c

    ResponderExcluir
  3. eu aprendi as vezes ficamos nos perguntando como viemos para nesse mudo ou por que viemos para aqui sera que nos seres humano somos capacidade de amar maioria das pessoa vive de gueras a vida nos torna de ferro.vanessa silvestre 6 ano A

    ResponderExcluir
  4. As vezes somos muitos anciosos não sabemos esperar pela ora certa.E o amor que o garoto sentia pelo pai e principalmente o respeito,e seu pai completou o amor que sua mãe não pode dar.
    Karine Mayara 6º ano A

    ResponderExcluir
  5. O MAIOR PRESENTE DE TODOS OS TEMPOS
    Desse texto eu entendi que a gente tenque ter paciência pois as veses a gente tem preça por uma coisa que não significa nada para a gente.
    MEIRIANE 7º

    ResponderExcluir
  6. Desse texto Entendi que nos tem que tefe naquilo que vai ganha não faze como o menino que ele abriu curiosidade já abriu ele fez um juramento que jamais abriria sem o seu consentimento 6ª Ano A Vanessa Silvestre

    ResponderExcluir
  7. EU entendi que era noite .
    A chuva que caia não daria trégua sobre nosso caso torrencialmente a que noite de tempestade a energia acabou e ficamos sem energia as noites de tempestade é terrivel
    os momento de cada chuva é de ver e ficar silencioso.
    NOME: welligton da silva frança
    SERIE: 6 ano A

    ResponderExcluir
  8. eu entendi que o nosso mair presente e ter nossos pais mas so que na historia do garoto ele mora so com o pai. O pai dele era como pai e mãe ao mesmo tempo porque ele não tinha mãe. Mas o presente que o pai dele deu para ele era uma caixa velha com nada dentro era um presente muito valioso que nem eu entendi porque esse presente era tão valioso assim,eu acho que e porque a caixa foi de geração em geração ate chegar no garoto.
    Karine Tostes 6ª ano A

    ResponderExcluir
  9. O QUE EU ENTENDI É QUE DEVEMOS SER PACIENTES PARA FAZER ALGUMA COISA,E NUNCA ATROPELAR O TEMPO,POIS AS COISAS BOAS SEMPRE VEM NO TEMPO CERTO E NA HORA CERTA.

    ISABELA:7 ANO A

    ResponderExcluir
  10. eu entendi que as pessoas tem que ter paciência com qualquer coisa tipo um presente temos que ser educados obedientes e ter muita paciência . 6ª ano A Vanessa Silva Loiola

    ResponderExcluir
  11. O MAIOR DE TODOS PRESENTES. EU entendi que o menino ganho uma caixa de madeira de presente. Passou muito tempo ele teve um filho, o filho dele foi para o hospital e depois ele abriu a caixa e viu que não tinha nada,ele ficou assustado por tanto tempo que esperou.
    PALOMA VITORIA 6º ANO C

    ResponderExcluir
  12. O MAIOR DE TODOS PRESENTE.
    EU entendi que um menino avia perdido sua mãe.O seu pai deu um presente, uma caixa de madeira e pediu que ele só abrisse quando fosse adulto. passou muito tempo ele abriu e não tinha nada dentro e ficou assustado por tanto tempo que esperou.
    DÉBORA 6º ANO C.

    ResponderExcluir
  13. O MAIOR DE TODOS OS PRESENTES
    eu entendi que um menino perdeu sua ,mãe, seu pai deu uma caixa de presente.E pediu que ele só abrisse quando fosse adulto , passou muito tempo, e ele abriu a caixa, e não tinha nada .ele falou;
    -Foi bom espera ,agora eu sei por que as pessoas curiosa. DÉBORA 6º ANO C



    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que o melhor presente é DEUS e nossa MAMÃE e as vezes a gente não dar valor .JEFERSON 6 ANO C

    ResponderExcluir
  15. Esse texto é para nós termos controle e paciência,sobre nós mesmos.Nós temos que ser paciêntes para esperar oque à de vir.Eu entendi também que o nosso maior presente é ter com quem contar todas as vezes que nós precisar-mos de ajuda.
    E as vezes o nosso maior presente que DEUS nos deu é a nossa familia.

    ResponderExcluir
  16. Esse texto é para nós termos controle e paciência,sobre nós mesmos.Nós temos que ser pacientes para esperar o que há de vir. Eu entendi também que o nosso maior presente é ter com quem contar todas as vezes que nós precisarmos de ajuda.
    E às vezes o nosso maior presente que DEUS nos deu é a nossa familia.

    POLIANE REGINA 8º ano ''C''

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que o menino estava assustado e nervoso. E um dia ele ganhou um presente do pai que o pai dele tinha deixado de herança para seu filho. ficou muito tempo fechada e depois de muito fechada o menino abriu ele e não tinha nada, mas tinha um tesouro guardado.

    Aluna: Jaqueline dos Santos Rosa
    6º ano A

    Dig. Evaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que nos temos que confiar mas em nos,porque voce nunca vai estar sozinho,deus vai estar contigo. o presente maior da nossa vida e ter uma familia,que nao vai te deixar so sinho,ela vai te ajudar,com aquele presente ajudou.//gilmar 9ano b//

      Excluir
  18. eu entendi que as pessoas tem que ter paciência
    E NUNCA ATROPELAR O TEMPO,POIS AS COISAS BOAS SEMPRE VEM NO TEMPO CERTO E NA HORA CERTA.ASSIM COMO A COMTECEU NO TEXTO
    Aluna:Olga Benaria
    serie:9 ano B

    ResponderExcluir
  19. eu entendi que um dia de chuva acabou a energia e o menino ficou desesperado e perguntou a seu pai condo ia chegar a luz seu pai foi la encima da casa e pegou uma caixa de madeira e deu para seu filho ele queria abri a caixa de madeira rapidamente mas seu pai lhe falou ainda não então guardou certo dia seu pai lhe falou filho não tem a caixa que tedi a quele para voce guarda sim pai então vai buscar foi buscar rapidamente pode abrir cando o menino a brio a caixa seu pai lhe deu um abraço

    aluna; joyci melry

    serie; 6 ano a

    ResponderExcluir
  20. A PETRA ENTEDI QUE A PEDRA NOCAMINHO DA PESSOA E O EN PERCILIO NAVIDA ENTUDO O QUE FAS BETANIA LARISSA 6ºANO A

    ResponderExcluir
  21. BEI JO O MENINO QUE BIIJO AMENINA NO ONIBUS E CANDO BEIJAVA CEU CORAÇOA ACELERAVA

    ResponderExcluir
  22. EU ENTENDI QUE QUANDO ALUZ FOI ENBORA O MENA OCM MEDO E ELE PER GUTOU PARA O PAI COM DO IA CHEGAR ALUZ 6°ANO A BETANIA LARISSA

    ResponderExcluir
  23. Bom eu aprendir que tudo na vida tem se a hora e seu tempo, que não precisa querer tudo do seu jeito na sua hora e pronto.Fica bem claro na frase *eu já não me aguentava de curiosidade * que ele queria muito abrir mas esperou o seu pai disse a hora certa. Pãmyla 3' do ensino fundamental ��

    ResponderExcluir
  24. Eu entendi que um menino que vivia com o seu pai, um dia a chuva caia, e a energia tinha se apagado por causa da tempestade, o menino tinha muito medo, o que lhe levava a questionar o seu pai a cada hora, se a luz voltaria logo, mas o pai Queria que ficasse com a mãe, o pai disse lhe que ele também gostaria, mas somente tinham que ter paciência. o dizia que deveria ter paciência! Ao decorrer do tempo, o seu pai disse lhe que ele já tinha dez anos, e o pai pensou e dar lhe um presente, e deu lhe uma caixa de madeira, mas o menino tinha muita curiosidade de saber o que tem lá na caixa, mas o pai disse lhe não poderia a abrir fora do seu consentimento, passavam 20 anos ele teve o seu filho que esteve doente, e os médicos o dizaim que ele deveria ter muita paciência , a pois de receber alto no hospital o seu filho , o pai querendo os felicitar pediu se a caixa existia, ele disse que sim, pediu, pois quando abriram a caixa não tinham encontrado nada! E

    ResponderExcluir