sábado, 23 de fevereiro de 2013





O ABACAXI

Álvaro trabalhava em uma empresa. Funcionário sério, dedicado,
cumpridor de suas obrigações e, por isso mesmo está com seus 20 anos
de casa.

Um belo dia, ele vai ao dono da empresa para fazer uma reclamação:

-Meu patrão, tenho trabalhado durante esses 20 anos em sua empresa
com toda a dedicação, só que me sinto um tanto injustiçado.

O Luiz,
que está conosco há somente três anos, está ganhando mais do que eu.
O patrão, fingindo não ouvi-lo, disse:

-Foi bom você vir aqui. Tenho um problema para resolver e você poderá fazê-lo. Estou querendo dar frutas como sobremesa ao nosso
pessoal após o almoço de hoje.

Ali na esquina tem uma barraca. Vá até lá e verifique se eles têm abacaxi.
Álvaro, sem entender direito, saiu da sala e foi cumprir a missão.
Em cinco minutos estava de volta.
-E aí, Álvaro? - perguntou o patrão.
-Verifiquei como o senhor mandou. O moço tem abacaxi.
-E quanto custa?
-Isso eu não perguntei, não.
-Eles têm quantidade suficiente para atender a todos os funcionários do escritório? - quis saber o patrão.
-Também não perguntei isso, não.
-Há alguma outra fruta que possa substituir o abacaxi?
-Não sei não...
-Muito bem, Álvaro. Sente-se ali naquela cadeira e me aguarde um
pouco.

O patrão pegou o telefone e mandou chamar o Luiz. Deu a ele a mesma
orientação que dera o Álvaro. Em oito minutos, o Luiz voltou.

-E então, Luiz? - indagou o patrão.
-Eles têm abacaxi sim. Em quantidade suficiente para todo o nosso pessoal.
E se o senhor preferir, têm também laranja, banana, melão e mamão.

O abacaxi, estão vendendo a R$ 1,50 cada; a banana e o mamão
a R$ 1,00 o quilo; o melão a R$ 1,20 a unidade, e a laranja a R$ 20,00 o cento, já descascada.

Mas como eu disse que a compra seria
em grande quantidade, eles me concederam um desconto de 15%.
Deixei reservado. Conforme o senhor decidir, volto lá e confirmo, explicou o Luiz.

Agradecendo pelas informações, o patrão dispensou-o. Voltou-se para
o Álvaro, que permaneceu sentado ao seu lado, e perguntou-lhe:

-Álvaro, o que foi que você estava mesmo me
dizendo?
-Nada sério não, patrão. Esqueça. Com a sua licença.

E o Álvaro deixou a sala.

20 comentários:

  1. geovana carvalho dos santos:9ªano B26 de fevereiro de 2013 às 05:26

    Esse texto conta de um empregado que apenas queria um aumento em seu salário pois ele já trabalhava naquela empresa e nunca teria recebido o aumento a 20(Vinte anos).
    em um belo dia estava querendo conversar com seu patrão e perguntar,
    -porque que o seu outro amigo estava ganhando mais que ele?pois o seu patrão nem ligava para ele.
    por cima desso tudo o seu olhou para ele disse,Alvaro estou pensando em servir uma sobremesa para os funcionários e quero lhe dar a eles abacaxi,vá até a barraca ali e veja se tem abacaxi,em quinze minutos ele voltou e disse apenas que tinha abacaxi e mais nada que o patrão perguntou.
    depois o patrão jamou o outro funconário que o alvaro tinha reclamado e o patrão disse vá até oa barraca ali perto e veja se tenha abacaxi o funcionário e trouxe todas as irformações precisas isso mostrou para alvaro que o seu amigo era mais eficiente por isso ele recebia mais...

    ResponderExcluir
  2. OK!
    O que Você entendeu do Texto? Qual o ensinamento que esse texto traz!

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que o patrão de Lazaro , estava fazendo um teste com ele e com Luiz , lazaro Lazaro , não respondel , mas Luiz respondel quantos reais era as frurtas e se elas eram suficiente para todos.
    Joel 6ºA

    ResponderExcluir
  4. eu entendi que devemos reconhecer a capacidade das pessoas,não pelo seu tempo de serviço, mas pelo seu profissionalismo em executar suas atividades
    Isabela
    7º ano a

    ResponderExcluir
  5. EU entendi que o patrao estava treinando ele para ver se ele sabia fazer compras ele nao soube comprar o abacaxi e nem soubi o preso do abacaxi e ele mandou o luiz ele trouse o abacaxi e falou que se quizesse mais era so pedir que ele ia buscar entao e isso o que eu entendi sobre o texto.KAUANY DE SOUZA.7ºa

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que Álvaro após de ter 20 anos de trabalho não fez as mesmas coisas do que Luis. Luis perguntou o preço sobre as outras frutas e o Álvaro não perguntou nada disso e eu entendi que o patrão deles estavam fazendo um teste e o Luis fez tudo direito. Maycon Venicio 7º ano A

    ResponderExcluir
  7. EU EM TEMDI QUEO CENHOR FOI RECRAMA NABANCA





    ALUNO WILLIANS COSTA LEONARDO
    PROFESSORA NAIR
    SERIE 7ºANO A

    ResponderExcluir
  8. O abacaxi é vendido por 1,50 cada e a banana e o mamão a R$ 1,00 o quilo; o melão a R$ 1,20 a unidade, e a laranja a R$ 20,00 Reais o cento, já descascada. Mais eles darão um descanso de 15%. Deixei reservado.
    Rosicleia
    6º ano C

    ResponderExcluir
  9. É muito engraçado pois o homem finge que não está escutando o seu
    empregado mas tudo se resolve tudo quado o homem finge que não falou nada e vai embora .

    ResponderExcluir
  10. eu entendi que alvaro nao prestava atencao quando o patao lhe espricava oque ele tinha o que fazer e entao mandou chamar luie luiz foi e troche tudo o que o seu chefe
    pediu e ele voutou para conversa com alvoro e ele saiu as pessoas nao pode virar as
    costa para oseu chefe porque sa nao pode perde o emprego.
    Rosana
    7ªA


    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que o Alvaro queria um aumento mas as coisas que o patão mandava ele
    fazer ele fazia pelas metade por isso ele não ganhava um aumento,e o Luiz ganhava mais duque o Alvaro porque ele fazia tudo bem feito e o Alvaro queria ganhar um aumento fazendo as coisas tudo mal feitas.
    Dheverson Lopes Justino 6°ano A

    ResponderExcluir
  12. Um dia Álvaro chegou para seu patrão e falou:
    - Que estava trabalhando 20 anos e que ele ganhava menos que o luiz que estava apenas 3 anos e estava recebendo mais que ele. E seu patrão disse:
    - Foi bom você vir aqui. tenho um problema para resolver e você poderá fazê-lo. Estou querendo dar frutas como sobremesa ao nosso pessoal após o almoço de hoje.
    O abacaxi, estão vendendo a R$ 1,50 cada; a banana e o mamão a R$ 1,00 o quilo; o melão a R$ 1,20 a unidade, e a laranja a R$ 200,00 o cento já descascada.
    Elohayne 6º ano C

    ResponderExcluir