sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bruxas não existem




Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua. Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de "bruxa".

Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão.

Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando "bruxa, bruxa!".

Um dia encontramos, no meio da rua, um bode morto. A quem pertencera esse animal nós não sabíamos, mas logo descobrimos o que fazer com ele: jogá-lo na casa da bruxa. O que seria fácil. Ao contrário do que sempre acontecia, naquela manhã, e talvez por esquecimento, ela deixara aberta a janela da frente. Sob comando do João Pedro, que era o nosso líder, levantamos o bicho, que era grande e pesava bastante, e com muito esforço nós o levamos até a janela. Tentamos empurrá-lo para dentro, mas aí os chifres ficaram presos na cortina.

- Vamos logo - gritava o João Pedro -, antes que a bruxa apareça. E ela apareceu. No momento exato em que, finalmente, conseguíamos introduzir o bode pela janela, a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura. Rindo, saímos correndo. Eu, gordinho, era o último.

E então aconteceu. De repente, enfiei o pé num buraco e caí. De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada. Gemendo, tentei me levantar, mas não consegui. E a bruxa, caminhando com dificuldade, mas com o cabo de vassoura na mão, aproximava-se. Àquela altura a turma estava longe, ninguém poderia me ajudar. E a mulher sem dúvida descarregaria em mim sua fúria.

Em um momento, ela estava junto a mim, transtornada de raiva. Mas aí viu a minha perna, e instantaneamente mudou. Agachou-se junto a mim e começou a examiná-la com uma habilidade surpreendente.

- Está quebrada - disse por fim. - Mas podemos dar um jeito. Não se preocupe, sei fazer isso. Fui enfermeira muitos anos, trabalhei em hospital. Confie em mim.

Dividiu o cabo de vassoura em três pedaços e com eles, e com seu cinto de pano, improvisou uma tala, imobilizando-me a perna. A dor diminuiu muito e, amparado nela, fui até minha casa. "Chame uma ambulância", disse a mulher à minha mãe. Sorriu.

Tudo ficou bem. Levaram-me para o hospital, o médico engessou minha perna e em poucas semanas eu estava recuperado. Desde então, deixei de acreditar em bruxas. E tornei-me grande amigo de uma senhora que morava em minha rua, uma senhora muito boa que se chamava Ana Custódio.

55 comentários:

  1. Eu entendi que os meninos chamavam ela de bruxa porque ela morava sozinha,fala sozinha e ela se parecia muito com uma bruxa.Mas eles não sabia que a velha tinha um coração bom,ela provo para o menino que era bom ajudando a ele com a perna machucada.

    Adriane Posse 8*ano B.

    ResponderExcluir
  2. eu entendi que aqueles garotos eram muito atentados,e por implicancia de todos atentavam a velha senhora que por fim foi muito bondosa com o garoto que so a chamava de bruxa ajudando_o com sua perna machucada.
    com isso ele aprendeu uma lição para o resto de sua vida.
    Aluna:LEIDISLAINE
    8º ano "A"

    ResponderExcluir
  3. Eu achei que esses garotos que pertubavam a velha senhora eram muito supersticiosos e por isso chavam dona Ana de bruxa,é a mesm,a coisa de dizer "AS APARÊNCIAS ENGANAM"
    Aluna= SOLANGE
    Série= 8º ano A

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que nao devemos olhar pra aparencia dos outros, mas simplesmente ver o que elas sao por dentro...

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que ela os meninos atentava a velha so porque ela morava sozinha e falava sozinha e porque ela era bondosa ela ajudou o menino com sua perna machucada eles a prenderam uma licao viu que ela nao era mal e era bondosa
    Aluna;cristyna Serie;7ºc

    ResponderExcluir
  6. MARIA GABRIELE SPINA DE OLIVEIRA 8 ANO B19 de outubro de 2012 às 16:52

    eu entendi que as aparecias enganam porque os meninos achavam que a mulher era bruxa só porque ela era feia e a aparencia dela era imgual a de uma bruxa, mas depois perceberam que ela não era mal e sim muito boa...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. entendi que os meninos ficavam chamando a senhora senhora de bruxa so porque ela era velha e morava sosinha mas acaboltudo bem os menonos descobriram que bruxas não esiste
    aluno:Helton Dione
    8ano:A

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi quando era garoto,acreditava de bruxa ,mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquimando as coisas perversas. Todo ficou bem. levaram-me para o hospital, o medico engressou a minha perna e em boa semanas eu estava recuperando. Desde então deixe de acreditar em bruxa. aluno:ivan junior de souza alves seria:7B

    ResponderExcluir
  10. esse texto fala sobre um menino que acredita em bruxas ele acredita nas suas proprias fantasias .que pra ele existi bruxa mas nos nao devemos acreditar nisto!1 "daniela "7" ano "c"

    ResponderExcluir
  11. Esse texto fala de pessoas que acredita em bruxa mulheres malvadas e chamava uma senhora de bruxa so porque ela morava sozinha e era velha mas ela tinha um coracao bom.
    ALUNA DAIANE oitavo ano A

    ResponderExcluir
  12. no texto fala que as crianças chamava ela de bruxa por que ele Era muito feia, ela gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido ela tinha uma enorme verruga no queixo
    mais no fim do texto fala que ela era uma mulher de bom corraçao
    Aluno#$Kauê Braga$
    7ºAno B

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi que nesse texto mostra que as bruxas não são como pessamos:feias ruim velhas.na minha opinião bruxas na existe estoria de bruxas são tudo um conto de fada. aluna:milene aparecida série 7 ano 'B'

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que muitas vezes se enganamos com as pessoas tem pessoas que parece ser uma coisa mas oque parece não tem nada ver do que é,e tanbem na minha opinião não devemos maltratar nimguem porque nimguem gosta de ser maltratado [a]chingar,as pessoas é muito feio não devemos fazer isso.

    ResponderExcluir
  15. AMANDA DA SILVA CORREIA5 de novembro de 2012 às 06:52

    Então esse texto é muito legal pois aquelas crianças que gostava tanto de abuzar tanto daquela senhora que elas chamava-as de bruxa serviu de exemplo para uma delas pois não ignore com as pessoas que você não conhece pois as coisas pode ser muito diferente doque você pode pensar.

    ResponderExcluir
  16. olga benaria 8 ano 'b'6 de novembro de 2012 às 06:59

    este texto e muito interesante por que ele nos fala que nos nao podemos jugar as pessoas pela suas aparencia sendo ele magro,gordo,feio e etc...nos nao gostamos que ninguem nos julge por isso nao podemos em ipoteses nunhuma jugar as outras pessoas e foi isto que eu entendi

    ResponderExcluir
  17. bem essa moca ANA CUSTODIO todos achavam que era uma bruxa so por que tinha a aparencia parecida com uma e isso deixavam todas as criancas com medo e o que aprendi foi que nao devemos julgar as pessoas pela aparencia!7 ano b

    ResponderExcluir
  18. gostei gostei muito... nen li o teto mais gostei... kkkkkkkkkkkkkkkk bjusss profª !?!?!?

    ResponderExcluir
  19. gostei gostei muito....... nem li o texto mais gostei muito... kkkkkkkkkkkkkk brinkadeira profª

    ResponderExcluir
  20. Esee Texto Fala DE Uma Deu Menina Com Aparencia De Bruxa E Apprendi Ke NAo Devemos Julgar Niguen Pelas Aparencias
    Alisson Andre Nogueira Ventura 7 Ano c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto fala sobre uma menina que tinha medo de bruxa mas nem sabia quem era e ela sempre falava dessa tal bruxa e foi ficar sabendo muito tempo depois que essa tal bruxa era uma senhora chamada ANA CUSTODIO nunca fala de alguem sem saber.
      aluno JORGE ANTONIO
      7ANO B.

      Excluir
    2. Bom!!Olha a ortografia!Alisson -7ºC
      Bom!!Olha a ortografia! Jorge - 7ºB

      Excluir
  21. Esse texto fala de uma turminha de garotos que achava que uma mulher que morava ali perto era uma bruxa só porque ela era muito feia, gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo.
    Quando a pobre coitada ia ate o armazém os garotos ia atras dela gritando bruxa,bruxa...
    Um dia eles acharam um bode morto no meio da rua,e eles pegaram o bode e foram jogar o bode na janela da senhora mas nao deu muito certo porque o chifre grudou na cortina quando eles conseguiu a mulher abriu a pota e começou a dar risada com uma vassoura na mao todos sairam correndo mais tinha um gordinho que era o ultimo e caiu num buraco e tentou se levantar mas viu que tinha quebrado sua perna e a senhora foi atras dele mas quando chegou la viu que a perna do garoto estava quebrada e disse:
    -Sua perna esta quebrada mas eu posso dar um jeito,eu ja trabalhei como enfermeira,confia em mim.
    e ela dividiu o cabo de vassoura em três pedaços e com eles, e com seu cinto de pano, improvisou uma tala, imobilizando-me a perna.a dor diminuiu e ela levou o garoto para sua casa e mandou a sua mae chamar a ambulancia.
    Levaram ele para o hospital e engessaram a minha perna em algumas semanas a perna do menino estava quase sarada e ele começou a ser amiga da senhora e viu que bruxas nao existe.
    Nao podemos achar que uma pessoa e meu so porque ela tem uma aparencia estranha,pois pode ser que aquela pessoa seja uma pessoa humilde.
    Aluna:Angelica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano "B"

    ResponderExcluir
  22. Esse texto é interessante por garotos acreditarem em bruxas por essa tal bruxa que eles chamavam de Ana custodio só por seu perfil esses garotos a chamavam de bruxas mas um deles soube que Ana custodio não era bruxa mas sim uma senhora gentil e humilde que o ajudou a curar o sua perna quebrada e ele virou amigo de Ana custodio quela que ele a chamava d bruxa fia.
    Fabrício Massena da silva / 8_ano_B

    ResponderExcluir
  23. Eu entendi que esse texto fala sobre algumas crianças que acreditavam em bruxas e ficavam zuando uma velhinha só pela aparencia,por ela parecer bruxa.Mas até que um dia um menino machucou a perna e ela ajudou e eles perceberam que ela era bondosa e só queria o bem!!!E que ñ devemos falar pelas aparencias só devemos falar quando tiver certeza

    Aluna:Simone 7° ano "C"

    ResponderExcluir
  24. geovana carvalho dos santos20 de novembro de 2012 às 05:39

    eu também não acredito em bruxas pois isso é conversa pra boi durmir eu quando era criança as pesssoas a onde eu morava em são paulo no interior eles iam para o raloim e apareciam na porta das pessoas e pediam doces ou travessuras sempre na época minha maẽ tinha um pacote de bala ou um pacote de pirulito doces...
    as pessoas batiam na porta eram fantasiados de bruxas de tudo um pouco...

    ALUNA:geovana carvalho dos santos

    DATA:20|11|2012

    SÉRIE:8ªano b

    ResponderExcluir
  25. eu entendi que esse texto fala da vida de crianças que acerditam em contos de fada crianças que imagina a vida diferente,élas acerditam que esiste burxas acerditam em fada do dente,para min uma vida boa inicia assim felis aleger imaginaria.
    Aluno:Fagner Dos Santos 8ºAno"B"

    ResponderExcluir
  26. geilica de oliveira galdino 8 ano "A"20 de novembro de 2012 às 10:48

    Entendi que aquele garoto era terrivel,e por implicancia dele ficava so mechendo com a velha senhora que por fim foi muito bondosa com o garoto que so a chamava de bruxa ajudando_o com sua perna machucada.
    com isso ele nao mecheu mas com ela.e nao faz mas isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que o goroto não merecia a ajuda da senhora que ele atormentava,mas ela sabia que sempre temos que 'fazer o bem sem olhar a quem'.E também entendi que ele acreditava em fabulas,mas é tudo mentira.Daniella 7º ANO 'B'.

      Excluir
    2. Podemos aprender grandes lições com este texto; uma é que por mais que nós encontramos defeitos nos outros aquela pessoa por alguma razão seja ela causada pela propria imprudencia do sujeito ou pelo fator "INTERVENSÃO DIVINA" no qual o criador de tudo cria uma situação em que por meio da mesma pode dar uma lição em sujeitos maus como o menino.
      Aprender a amar e deixar de lado o medo de olhar alguem nos olhos e falar ... muito obrgado por existir. só isso, um simples obrigado muda tudo, não podemos tambem esquecer a realidade, se a velha era gorda briguenta nariguda etc. por quais motivos o menino e seus amigo terieam o direito de humilha-la. por qual razão ele deveria faze-lo. mas - responderia a senhor querida profª.- ele só estava dizendo a verdade.
      EPA, espere um pouco.
      ' A VERDADE É UMA COISA BELA E TERRIVEL E POR ISSO DEVEMOS TRATA-LA COM EXTREMA CAUTELA.' SAUDADES...
      Natanael Rodrigues Braz. seu amigo de sempra, ah e perdoe os erros de ortografia. 1º ano E escola artur da costa e silva.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Bom!!Olha a ortografia!Daniella 7º ANO 'B'.



      Excluir
    5. Parabéns! Pela Interpretação Natanael Fiquei muito feliz com sua visita !!!
      Um grande abraço.

      Excluir

      Excluir
  27. Esse texto fala sobre um garoto que acreditava que bruxas e que foi passando o tempo e então ele parou de acreditar. 8 ANO A.Marcos Antonio

    ResponderExcluir
  28. Eu entendi que as pessos nao pode jugar as pessos pela aparencia tem que jugar pelos atos da pessos//gilmar 8 ano b//

    ResponderExcluir
  29. Esse texto é muito inportante porque fala de uma simples cenhora que norava no fi deuma rua isolada confarsava sosinha porque não tinha ninquen para cofersar depois de agudar uma pessoa teve um grande amigo e parol de ser xamada de bruxa.// Alexandre // 8º ano 'B'//

    ResponderExcluir
  30. SIRLEIA DA SILVA PAULA26 de novembro de 2012 às 06:00

    BRUXA NÃO EXISTE MESMO ALGUMAS PESSOAS TRETICA OUTRA PESSOAS ISSO NÃO PODE.BRUXA É ALGO DE IMAGINAÇÃO CONTO DE FADA,ELE É ENPORTANTE PORQUE ELE ESPRIME ATITUDES DE IMAGINAR IDEIAS PRICIPALMENTE TERCABEÇA PARA VOCE DER IMAGINATÓRIO.7 C

    ResponderExcluir
  31. Quero acreditar que as aparencias enganam e como engansm,as pessoas que estão a nossa volta, muitas vezes não a vemos como elas são, julgamos e condenamos sem nos dar oportunidades de conhece-los melhor. e quando percebemos e nos prorpocionamos a ver as coisas diferentes com um outro olhar.as criticas só poderiam ser construtivas, e dar oportunidade para ouvir a opinião dos uotros antes de julgar.
    aluna:shelida jardim.
    sere:8°ano"A".

    ResponderExcluir